quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Carne vermelha? Troque por soja, feijão, lentilha, grão de bico, nozes e castanhas...

A carne vermelha, embora possua um conjunto de proteínas bastante amplo e importante ao corpo, também é responsável por inúmeras doenças. Muitas doenças são geradas no intestino, onde há muitas bactérias, e a carne vermelha no intestino é um prato cheio para a proliferação de microorganismos que ajudam a originar doenças.

O artigo no site Shaiva Yoga fala sobre as doenças que a carne vermelha ajuda a se manifestar com mais frequência: "A maior parte do mundo médico acredita na malignidade da carne vermelha sobre a relação entre gordura saturada e doenças cardiovasculares. Os comedores de carne morrem cada vez mais de câncer de intestino, boca, faringe, estômago, seio e próstata".

Levando em conta que a carne vermelha traz muitos malefícios e potencializa doenças, como substituí-la?

Carne de soja, feijão, lentilha, grão de bico, nozes e castanhas são alimentos que ajudam a substituir boa parte das proteínas da carne vermelha de forma saudável e sem o risco de gerar tantas doenças. Veja matéria no site Minha Vida.

Veja também uma útil comparação entre os benefícios e malefícios das proteínas de leguminosas, carnes brancas e vermelhas em artigo no site Casa da Maite.

O artigo alerta para a importância da soja para combater malefícios da menopausa nas mulheres.

"A oleoginosa é considerada o grande antídoto das mulheres para aplacar os malefícios causados pelo início da menopausa. Pesquisas demonstram que o consumo regular de proteína isolada de soja reduz o colesterol do sangue".

Eu como pouca carne vermelha e isso me ajuda a manter o corpo limpo e saudável, com uma digestão rápida e leve. Especialistas recomendam que não se coma mais de 300 gramas de carne vermelha por semana. Ou seja, o ideal, para quem não quer radicalizar e abolir a carne vermelha, é ingerí-la apenas uma ou duas vezes por senama.


3 comentários:

Unknown disse...

Gostei muito Ébano. Parabéns. Eu não gosto de carne vermelha também, em compensação têm muitas saladas que podem substituir a carne, e eu prefiro.

Renata Romanini disse...

Ótimo post!
Ainda não consegui tirar totalmente a carne da minha vida, mas evito carnes vermelhas e procuro substituí-la por frango, peixe ou carne de soja. Aliás, lancei ontem uma receita no meu blog de "Charutinhos de Soja", fácil de fazer e é uma delícia.
Abs!

tripnuts disse...

Oi vc deixou uma msg no meu blog, me ensina esse lance de blogsfera?rss
ah vc nao come carne mesmo?

valeu...